segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Português

Segunda-feira 31/08/09

A menina

Menina de olhar tão sério onde está esse sorrisoque não encontro?Perdeste-o mas não sabes como?Talvez o mar o tenha levado e algum ser das profundezas o tenha engolido,talvez a felicidade esteja no fundo dos mares!Será o teu sorriso um coral, um golfinho ?Já pensaste bem?Ou teria sido talvez uma águia que ao passar o rouboue o largou ao vento para alguém o sentir.Vês aquele homem que nunca sorria e agora que feliz está?!Será o teu sorriso?Talvez a felicidade esteja no céu... ou não!Ou será o teu sorriso a nossa felicidade?Pergunta ao vento que vive com ele, já pensaste bem?Mas se o encontrares, diz-me, para te ver... e sorrir contigo.Que adormeças agora... para que a gaivota te leve ao vento!Mas se o vento já o teu sorriso não tiver,procura então naqueles que bem te quereme se sentires algum riso que te toque,que te faça recordar a menina feliz, e sorridenteque um dia se tornou uma menina de olhar sério,então já podes rir...porque, o encontraste!


1- Faça leitura do texto e encontro as palavras iniciadas com a letra “A” e “E”.

2- Separe as sílabas das palavras encontradas.

Matemática

Terça-feira 01/09/09


1 - Complete o quadrado com os números em destaque de modo que a soma de cada linha na horizontal e na vertical seja igual a 45.


História

Quarta-feira 02/09/09

A cultura da Cidade do Salvador é muito diversificada, misturada com a cultura Africana como a capoeira, candomblé e outros; existem também as festas populares como o carnaval, lavagem do Bonfim o Centro Histórico, pontos turísticos e um maravilhoso litoral que é banhando pelas lindas praias.


1- Cite algumas manifestações culturais da Cidade do Salvador.

Ciência

Quinta-feira 03/09/09

Os invertebrados são os animais sem coluna vertebral. Como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos e os moluscos; como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos. Embora algumas espécies possam causar prejuízos ao ser humano, inclusive em termos de saúde pública, muitas são benéficas, direta ou indiretamente.

Os animais vertebrados constituem de animais como, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.

1 - Identificar animais invertebrados e vertebrados.

Geografia


Sexta-feira – 04/09/09

Identifique os bairros residencial, comercial e industrial.